Falta de tempo? Estressado por não estar conseguindo realizar o seu trabalho? Parte 3/3

03. outubro 2018 Emprego 0
Falta de tempo? Estressado por não estar conseguindo realizar o seu trabalho? Parte 3/3

Desde pequenos ouvimos dos nossos pais e professores que em determinadas situações devemos pensar fora da caixa. Quando crescemos e a rotina do trabalho nos cansa a ponto de nos estressar também na vida pessoal, essa tarefa se torna complicada.

A expressão pensar fora da caixa se refere ao poder de encontrar novas soluções para problemas constantes, fugir do padrão e criar novas maneiras de seguir um plano.

Talvez seja por isso que tantas pessoas acreditem que essa habilidade só existe em quem já nasceu naturalmente criativo, mas essa afirmativa é um erro, porque pensar fora da caixa é algo que pode ser aprendido.

Na terceira parte deste artigo trazemos algumas dicas para que essa habilidade faça parte da sua rotina.

4 dicas para pensar fora da caixa

1 – Vá para outro espaço

Não estamos dizendo para sair do emprego, mas sim para passar um tempo com outros grupos. A criatividade nasce quando você está longe das suas ações típicas. E às vezes um grupo que faz uma atividade diferente da sua pode ter a resposta para o problema que afeta a sua área.

Se no trabalho você pode conhecer novos espaços, na sua vida pessoal aproveite os momentos de pausa para raciocinar. Quantas pessoas não têm ideias brilhantes na hora do banho? Ou em um passeio com a família?

2 – Faça Brainstorm

Dedicar um tempo só para ter ideias é o que chamamos de Brainstorm. Deixar surgir diferentes ideias, até mesmo aquelas que parecem fora de cogitação ou contexto é uma ótima maneira de encontrar boas soluções. O Brainstorming é ótimo para abrir a sua mente e te levar para longe dos mesmos pensamentos de sempre.

Nessa hora, todas as suas ideias devem ser bem-vindas, mesmo que você as ache impossíveis. Se você limitar os seus pensamentos, não haverá progresso, por isso evite reprimir a sua criatividade. Não diga coisas como “eu já tentei e não funcionou” “isso não vai funcionar”, acredite nas suas ideias e as encoraje.

3 – Não seja negativo

Já é cientificamente comprovado que, quando uma pessoa está passando por uma situação negativa, o seu cérebro não responde normalmente, e isso é um bloqueio gigantesco para quem está tentando pensar fora da caixa.

Tente eliminar tudo o que te deixa para baixo. Sabemos que é muito fácil falar, mas para todas as coisas existe sim um lado positivo e cabe a você enxergá-lo. Uma mente ligada e saudável é essencial para que nasça uma ideia criativa.

4 – Anote tudo o quer for pensado

Querendo ou não, a nossa memória não é 100% efetiva, por essa razão não esqueça de anotar as suas ideias, essa é uma maneira de não esquecê-las jamais.

Sem falar que, quando você anota, a sua mente automaticamente se tranquiliza, porque enquanto apenas o seu cérebro souber de uma ideia, a sua mente não conseguirá deixar de lado nem em momentos onde a sua concentração deve ser dedicada a outro ponto.

Pratique o seu pensamento fora da caixa, lembre-se dessas dicas e acredite nos seus planos.