Dicas de como fazer um vídeo apresentação

Já tem um tempo que a forma de selecionar candidatos tem mudado nas empresas. Desde o início da pandemia, quando as seletivas online passaram a ser prioridade, fazer um vídeo de apresentação tem sido quase que uma regra.

Só que ainda tem muito profissional com bloqueio e precisamos desmistificar isso. Gravar algo para seus recrutadores não precisa ser um grande obstáculo. Dá para fazer um vídeo simples e bem bacana, se você seguir as dicas que deixaremos neste post. Confira!

5 dicas para fazer um vídeo de apresentação incrível

Na dúvida ou na vergonha, é só seguir as diretrizes abaixo!

1 – Escolha um ambiente amigável

Se você se sente muito confortável em um espaço, tendencialmente seu cérebro e seu corpo conseguirão relaxar mais.

Então escolha um espaço que seja amigável e que lhe deixe muito tranquilo. Olhe para o espaço e veja o que mais tem a ver com sua personalidade. Inclusive, isso pode ser uma ótima chamada para fazer o vídeo de apresentação.

2 – Preocupe-se com as questões técnicas

Tudo bem não ter equipamentos de gravação, você não precisa deles! No entanto, é importante considerar as questões técnicas na hora de fazer o vídeo de apresentação.

Primeiro escolha um celular – ou outro equipamento de filmagem – que tenha uma qualidade boa para vídeo! Observe a resolução, mas também a captação e, até mesmo, a capacidade de armazenamento.

A iluminação também é essencial. Dê preferência sempre à iuz natural do ambiente, o que prioritariamente pedirá uma filmagem durante o dia. Caso não seja possível, uma luz branca, é sempre mais apropriada.

Lembre-se ainda do apoio. Segurar o celular na mão pode comprometer a qualidade da sua filmagem. Dá para improvisar um suporte facilmente com livros e outros objetos que sustentem o aparelho em pé e na altura desejada.

3 – Cuide da sua aparência

Por mais despojado que você seja, prepare a sua aparência para o vídeo. Esteja de banho tomado, rosto limpo – no caso das mulheres, talvez uma maquiagem mais leve caia bem.

A melhor forma de descobrir como preparar a sua aparência, é conhecendo a política da empresa. Descubra o perfil ideal de funcionário e entenda qual o estilo mais apropriado para fazer um vídeo de apresentação.

4 – Monte um roteiro

Nunca grave nada aleatoriamente. Você pode até não querer fazer um vídeo de apresentação com texto decorado – e nem indicamos isso -, no entanto, programe suas falas.

Faça um roteiro dividindo em tópicos como:

  • apresentação pessoal;
  • apresentação profissional;
  • perspectivas para vaga
  • diferenciais para a empresa

Além de outros tópicos que podem ser questionados no pedido do vídeo.

5 – Evite muitas edições

A gente sabe o quanto os sites e aplicativos de edições de vídeo facilitam a criação de uma filmagem mais perfeita.

No entanto, o exagero pode ser visto como superficialidade e descuido. Sendo assim, tente fazer um vídeo sem cortes, sem filtros excessivos, ou com alterações que não sejam pedidas pela empresa ou não sejam necessárias.

O vídeo de apresentação não é seu currículo falado, mas ele influencia muito na decisão pela vaga. Em algumas empresas, a carta de apresentação já vem sendo substituída pela filmagem, então esteja sempre preparado.

Você acha que agora ficou mais fácil fazer um vídeo de apresentação profissional? Comente!