Como trabalhar a motivação da equipe?

Quando se está passando por uma crise financeira é muito importante que os empreendedores busquem aumentar a produtividade dos seus negócios. E uma das melhores formas disso acontecer é conseguindo estimular seus funcionários, para que deem o máximo de si para obter esses resultados. Nesse momento surge uma grande dúvida dos gestores: Como trabalhar a motivação da equipe?

Essa questão pode ter diversas respostas, considerando os variados ramos que o mundo dos negócios oferece, mas o mais certo é que as pessoas esperem receber algo em troca do seu esforço. Mas o que é esse algo? Vamos juntos tentar desvendar esse enigma:

Nem sempre se trata de dinheiro

Quando se fala em receber algo em troca por seu trabalho a maioria pensa na remuneração ou algum outro tipo de benefício financeiro. Mas nem sempre é isso o que mais motiva as pessoas no trabalho.

Claro que um bom salário pode ser suficiente para muitos em tempos tão mercadológicos. Porém, na maioria das vezes esse tipo de incentivo tende a desmotivar os profissionais, que ficam acomodados aquela situação.

Obviamente que a saída não é diminuir o salário dos funcionários, e sim oferecer junto a bonificações outros tipos de incentivo. Entre eles está uma boa comunicação, deixando claro aos profissionais suas expectativas e permitindo que eles façam o mesmo.

Também está na lista de como trabalhar a motivação da equipe um bom relacionamento interpessoal, para que não se sintam como máquinas.

Crescimento profissional

Antes de ser um profissional que trabalha para você, o seu funcionário é um ser humano e como tal, possui necessidades de reconhecimento. Fazer algo bom e ter uma avaliação positiva do seu desempenho é essencial para qualquer pessoa, pois muitas vezes por vaidades internas precisamos que um terceiro afague nosso ego.

Porém, chega um momento que essa situação já não é suficiente e embora não seja puramente por necessidades financeiras, é preciso que amplie sua perspectiva profissional.

Por isso pode-se dizer que hoje o que mais motiva as pessoas no trabalho é a possibilidade de crescerem profissionalmente. Tendo relação com necessidades financeiras, pelo aumento na remuneração, mas principalmente com as necessidades subjetivas que pertencem a todo ser humano que busca se superar.

Para que isso funcione, apresente essas condições ao seus funcionários, deixando claro até que ponto podem subir na hierarquia da empresa e qual o caminho para tanto, para que assim não fiquem desmotivados.

Equipe motivada

Agora que aprendeu os elementos apresentados sobre como trabalhar a motivação da equipe, você está pronto para criar uma ótima equipe de profissionais. Com funcionários que além de capacidade, tenham desejo de crescer e se superar. O mais importante é que eles não medirão esforços para que isso ocorra.

Assim, haverá um ganho em produtividade, que trará o sucesso ao seu empreendimento. Essa resposta financeira positiva permitirá que ofereça ainda mais oportunidades de crescimento profissional, criando assim um ciclo do empreendedor de sucesso.

Dessa forma seu negócio se fortalecerá sempre e tudo começa com o processo de selecionar e motivar a equipe corretamente.