A importância do autodesenvolvimento na era atual

Qualquer reflexão que possamos fazer sobre autodesenvolvimento passará, primeiro, pela necessidade de romper algumas barreiras e sair da zona de conforto. Pensar fora da caixa eleva seu potencial como profissional e pode abrir portas que antes nem eram consideradas.

Na era atual, o desenvolvimento pessoal implica colocar você em um patamar de liderança. As pessoas que têm o poder de se autoconhecer e autodesenvolver, conseguem perceber e refletir de forma mais abrangente, as exigências do trabalho e da sua carreira.

Então vamos refletir mais um pouco sobre a importância de você praticar o autodesenvolvimento para conquistar novos e altos rumos em sua carreira?

O autodesenvolvimento é uma questão de estratégia de carreira

O autodesenvolvimento torna-se uma estratégia de carreira a partir do momento o consideramos como uma ferramenta de interesse de mercado.

Explicando melhor, se um profissional consegue analisar as exigências do seu trabalho e desenvolver-se a partir delas, sem a necessidade de esperar que a empresa cobre isso, ele se coloca sempre um passo adiante. Em alguns casos, antes mesmo de a gestão perceber a importância do aperfeiçoamento, o profissional traz a solução para problemas existentes.

Então, você concorda conosco que o poder de autodesenvolvimento vai te transformar um profissional com visão estratégica?

Promoção de uma fácil adaptação no mercado

O processo de integração de um novo profissional pode demandar muito tempo e planejamento para uma empresa. Quando há a contratação de um colaborador com capacidade de autodesenvolvimento, ele encontra todas as alternativas adequadas e se adapta mais facilmente às mudanças da profissão.

O ingresso desse profissional ocorre em um menor tempo. O novo contratado consegue se alinhar mais rapidamente a missão, valores e visão da empresa, além do significado que ela precisa ter diante seus consumidores.

O trabalho passa a ser uma fonte de prazer

Existe uma máxima muito antiga que se encaixa muito bem no que queremos dizer:

“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.”

A frase famosa de Confúcio contextualiza muito a importância do autodesenvolvimento. Nós trabalhamos, em média, 50 anos de nossas vidas e passamos cerca de 1/3 do dia no ambiente profissional.

Se você relaciona o seu trabalho como um dever ou obrigação, acaba mascarando suas realizações e boicotando seu crescimento profissional.

Sabe o motivo?

O sucesso profissional está muito ligado ao sentimento de realização!

O autodesenvolvimento faz você retirar diversas máscaras e investir naquilo que traz prazer e satisfação para a sua vida. Com isso, consegue desempenhar um papel de destaque no mercado.

Isso explica completamente porque algumas pessoas nunca conseguem crescer profissionalmente. Elas podem estar ali apenas cumprindo uma jornada de trabalho para serem pagas por isso. Elas não estão ali porque querem ser melhores. Consequentemente, elas não agregam valor para a sua profissão.

Como profissional, o autodesenvolvimento tem a ver com auto realização e essa é a essência para o sucesso em qualquer mercado.

Gostou do nosso conteúdo? Continua acompanhando os posts aqui no blog para descobrir mais sobre carreiras!