O que mais motiva as pessoas no trabalho? Parte 3/3

03. outubro 2018 Carreira, Emprego 0
O que mais motiva as pessoas no trabalho? Parte 3/3

Para que as pessoas se sintam motivadas no seu ambiente de trabalho é preciso que ele seja o melhor possível. Caso contrário, poderá comprometer a execução das tarefas cotidianas dos profissionais.

Se elas não tiverem esse tipo de incentivo acabarão não produzindo tanto, o que comprometerá a produtividade geral do seu negócio, prejudicando inclusive na lucratividade, que é o maior indicio do sucesso do empreendimento. Sem esse sucesso é impossível permanecer estimulando a cooperação de todos.

Vejas as melhores dicas para te ajudar a criar um ambiente de trabalho favorável:

Incentive a comunicação entre todos

Para formação do melhor ambiente de trabalho possível é preciso investir na comunicação da empresa. E não basta que o líder se comunique com os funcionários tendo assim uma comunicação unilateral.

O gestor também precisará ouvir o que pensa sua equipe, para assim conseguir entender seus problemas e ter material para estruturar a motivação das pessoas no trabalho. As informações também precisam ser transparentes, para não restar dúvidas quanto a veracidade das mesmas.

Em um primeiro nível a comunicação precisa ser clara entre o empreendedor e seus subordinados, com relatórios que dizem respeito aos assuntos da empresa. No diálogo também precisa estar as expectativas que possui com relação aos seus funcionários e quanto ao seu futuro na empresa.

Quanto a abertura para que os profissionais apresentem suas opiniões, há necessidade de liberdade, para que eles não tenham medo de discordar ou sugerir melhorias no trabalho.

Crie um ambiente harmônico

Todos que trabalham em coletivo sabem que isso é muito difícil caso haja algum tipo de conflito interno. Problemas entre colegas ou entre chefe e funcionários prejudicam a organização como um todo. Com a produtividade em risco, acaba trazendo danos também ao setor financeiro.

Por essa razão é tão importante que ao trabalhar para melhorar o ambiente de trabalho, além de investir em uma gestão comunicativa, que busque minimizar ao máximo certas circunstâncias. Conheça agora os principais atritos para melhorar o desempenho do seu empreendimento:

Fofocas e mal entendidos

Já pensou que inferno trabalhar com pessoas que ficam discutindo o tempo todo, por tratarem dos problemas pessoais no ambiente profissional? Por isso que um bom líder deve interferir nesse tipo de situação. Para que não comprometa a qualidade o ambiente de trabalho com esse tipo de picuinha nada profissional.

Deixe claros os níveis hierárquicos

Alguns problemas entre funcionários ocorre por não ficar claro quem manda e quem obedece na empresa. Por exemplo, entre profissionais do mesmo cargo, em caso de ausência de uma figura superior, quem toma decisões? Estabeleça um critério, que pode a confiança, e deixe claro a todos, para não haver discussões futuras.

Regras válidas a todos

Apresente a todos os funcionários a regras que todos precisam seguir, inclusive o líder. Deixando claras quais as penalidades em casos de descumprimento das mesmas. E o peso das penitencias deve ser igual a todos, sem distinção de cargos ou qualquer outro critério que seja subjetivo.

Tratamentos igualitários

Assim como com relação ao cumprimento das regras é preciso que haja por parte do gestor um comportamento igual perante todos os funcionários. Para que assim não exista cobrança de alguns por determinadas preferências do empreendedor por algum profissional.