O que mais motiva as pessoas no trabalho? Parte 2/3

10. setembro 2018 Carreira 0
O que mais motiva as pessoas no trabalho? Parte 2/3

A chave do sucesso de um empreendimento é possuir funcionários interessados no crescimento do negócio.

Para isso, é preciso que o gestor saiba como motivar uma equipe, pois ela ficará responsável pela criação do seu produto. Para isso é preciso atentar para as atitudes que terá que tomar diante dos empregados. Conheça agora a melhor forma de incentivar a produtividade na sua empresa:

Seja um bom líder

Uma boa equipe precisa de alguém competente para que a lidere, essa pessoa precisa ter uma boa presença. Seu comportamento não deve ser autoritário e ao mesmo tempo deve demonstrar a segurança na tomada de decisões, para que os funcionários confiem nas mesmas.

Um bom líder é aquele que domina a arte de como motivar uma equipe em qualquer situação, tendo a capacidade de usar sua intuição quando necessário e superar qualquer crise que a empresa possa enfrentar.

Invista em comunicação

Quanto mais transparente for sua gestão dos funcionários, maior será a segurança de todos com relação ao trabalho que desenvolvem. Ser um bom comunicador é requisito básico para um líder que sabe como motivar uma equipe. Uma vez motivados, esses profissionais serão capazes de aumentar a produtividade do seu negócio.

Por isso, deixe tudo às claras, fazendo relatórios periódicos da análise do desempenho dos empregados e do que espera deles. Também permita que eles interajam com você livremente, sem medo de sofrer algum dano caso discordem de algo.

É muito importante que essa comunicação não seja unilateral, e que todos os lados expressem sua opinião para ampliar a qualidade do produto.

Ofereça estabilidade trabalhista

Para que o funcionários saibam que todos os seus direitos serão cumpridos conforme a lei é preciso que tenham alguma garantia. Por isso é importante que eles tenham registro na carteira e que sejam pagos os seus INSSs.

Assim eles terão o incentivo da segurança trabalhista para também cumprir com suas expectativas. Estar em acordo com as normas que regem o trabalho no Brasil é obrigação inicial daqueles que buscam aprender como motivar uma equipe e mantê-la satisfeita.

Apresente possibilidades de crescimento

Ninguém quer ficar parado no mesmo lugar por décadas, por isso que ao buscar como motivar uma equipe profissional é preciso pensar no crescimento desses profissionais. Para que eles tenham um incentivo para apresentar o melhor resultado possível. Deixe bem claras quais as chances de promoção dentro da hierarquia, assim que o contratar. Pois, um relacionamento franco é essencial nesse momento.

Caso não o faça, com o tempo o funcionário perderá a vontade de usar todo seu potencial, mesmo que instintivamente. Dessa forma você contará com um profissional mediano que não ajudará no crescimento do seu empreendimento.

Trace metas

Por fim, a última dica de como motivar uma equipe profissional é que sempre trabalhe com objetivos. É importante que sempre se tenha metas, sejam elas pequenas ou grandes. Podem ser cronogramas a serem cumpridos no cotidiano da empresa ou resultados maiores que deseja obter a longo prazo.

O importante é que eles sejam discutidos entre todos os profissionais para que todos unidos foquem em alcançar o sucesso quanto a essas metas que foram traçadas anteriormente.