Dicas para entrevistas de emprego virtuais

Embora a pandemia tenha forçado uma frequência maior de entrevistas de emprego virtuais, a prática já existe há um certo tempo.

De qualquer forma, há um aumento significativo de entrevistas de emprego virtuais em nossa plataforma moderna de Recrutamento e Seleção i-Hunter. Acreditamos que o cenário está se tornando cada vez mais comum e as seleções virtuais vieram para ficar.

Mas a grande questão é: você está preparado para um processo seletivo feito por vídeo? Para garantir que sim, deixamos algumas dicas que ajudarão muito neste momento. Confira!

1 – Teste seu computador e internet

No momento em que você aceita passar por entrevistas de emprego virtuais, precisa entender que parte do processo envolve a sua estrutura, como computador e internet.

Acompanhe a conexão por pelo menos 3 dias e, para se sentir ainda mais seguro, entre em contato com a companhia do serviço para se certificar que não haverá manutenções programadas no dia e hora da chamada.

Veja como está a qualidade do vídeo e do som do seu computador. Se não tiver um computador reserva em casa, tente montar uma pequena estrutura para fixar o celular – jamais faça chamadas segurando o aparelho. Hoje, a maioria dos aplicativos de vídeo chamada já permitem o acesso por dispositivos móveis.

2 – Escolha o ambiente para as entrevistas de emprego virtuais

Este é, com certeza, um fato qualitativo para a sua classificação no novo emprego, principalmente se o cargo envolver reuniões frequentes.

Escolha um espaço neutro, sem distrações e o menor índice de barulhos. Evite proximidade com janelas. Elas geram uma ótima iluminação, mas você corre o risco de ter surpresas desagradáveis com os sons que vêm da rua.

Leia também: Veja algumas dicas para fazer um vídeo de apresentação!

3 – Feche dispositivo e abas paralelas em navegadores

Como citamos antes, evite o máximo de distrações em suas entrevistas de emprego virtuais. No momento da chamada, feche todos os dispositivos que geram alerta para o computador, como WhatsApp, por exemplo.

Também feche abas paralela e só as acesse no caso de o recrutador pedir para pesquisar algo ou acessar algum canal. Isso mostrará o quanto você está focado na entrevista!

 4 – Vista-se para uma entrevista de emprego

Não é porque você fará a entrevista em casa que se vestirá de qualquer forma. Arrume-se como se fosse para uma entrevista de emprego presencial.

No caso das mulheres, se necessário, usem maquiagens e arrumem o cabelo. Homem também devem estar com a aparência limpa, assim como mandam as políticas da empresa – não esqueça de verificá-las!

A roupa também é fundamental. Use peças neutras e que não confundam o entrevistador. É muito importante ter cuidado com decotes!

5 – Teste a plataforma antes da entrevista

Hoje existem muitas ferramentas de comunicação remota, que são utilizadas em entrevistas de emprego virtuais. As mais comuns são a Zoom, Meet e a Microsoft Tems.

Ao receber o convite para a entrevista, procure acessar a plataforma escolhida e veja se não há dificuldades no manuseio dela.

Se você nunca a usou, pratique os recursos fazendo algumas chamadas para um membro da família ou um amigo. Isso facilita na hora da entrevista, além de contar positivamente na sua classificação, claro!

O segredo para sair bem nas entrevistas de emprego virtuais é a praticidade e familiaridade que você demonstra com o processo. Hoje as empresas priorizam muito mais os funcionários que estão mais adaptados às tecnologias presentes no nosso dia a dia. Então, pratique-as e mostra que você é a pessoa que o recrutador procura!

Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta