Como ser promovido a cargos mais elevados na hierarquia? Parte 3/3

03. outubro 2018 Carreira, Emprego 0
Como ser promovido a cargos mais elevados na hierarquia? Parte 3/3

Quando se busca uma promoção em uma empresa, além de focar nas estratégias que te ajudarão nisso e na preparação para não ser pego de surpresa, é preciso ter outros cuidados.

Por exemplo, é preciso se perguntar sobre qual a razão para buscar esse crescimento profissional. Se ela tem relação com questões financeiras ou se é um desejo de se superar. Se você ainda não sabe qual o seu objetivo profissional, fica difícil compreender o que essa mudança de fato significa.

Por isso, o primeiro passo é que você descubra quais são as suas metas e desejos, para que finalmente saiba como alcança-las. Do contrário, o caminho será mais difícil, e, na pior das hipóteses, caso venha a conquistar o crescimento profissional, ele não terá significado algum para você.

A importância da ambição

O que move o ser humano é sua vontade de crescer e realizar coisas novas. Por isso que a ambição é algo tão comum na sociedade. O ambiente de trabalho é um dos locais onde ela mais se manifesta, por ir de encontro com as rivalidades e egos dos profissionais.

São nas tarefas que se busca superar os colegas, mas principalmente na busca por um crescimento na carreira, tendo, dessa forma, um objetivo profissional claro e bem definido. Mas é preciso cuidado, pois existem dois tipos básicos de ambição e apenas um é tido como benéfico ao homem:

Ambição sadia

Ela é a vontade de crescer por si mesmo, sem a necessidade de usar de métodos obscuros e ficando dentro das próprios possibilidades. O único problema nela é que alguns não se motivam o suficiente apenas com esse tipo de ambição, ficando estagnados na carreira. Ainda assim, esse é o tipo ético de ambição.

Ambição doentia

A pessoa com essa característica coloca o objetivo profissional acida de tudo, perdendo inclusive os valores éticos nesse caminho. Assim não se importa de passar acima dos outros colegas para conseguir tudo que almeja. A vantagem é que a pessoa está altamente motivada nesses casos.

Descubra qual seu objetivo profissional

Para isso, o fundamental é que reconheça quais são suas capacidades e desejos dentro da empresa na qual trabalha. Primeiro estabeleça se busca permanecer naquela área na qual atua, por que algumas vezes as pessoas acabam confundindo a insatisfação com a produção com a função que desempenha. Assim, mesmo com a promoção, a desmotivação não passará.

Já se o interesse é financeiro, obviamente não há muito o que se pensar, subir na hierarquia da empresa será satisfatória para atender esse objetivo profissional. Assim que conhecer seus interesses, veja qual o cargo que melhor se enquadra com os seus interesses. Considere também nesse momento o quanto terá que se preparar para executar a nova função.

Dependendo da dificuldade, é melhor optar por uma função com nível inferior ao seu objetivo final, para que assim suba mais lentamente, mas apresente resultados melhores, para que assim sempre tenha novas oportunidades na empresa.

Outro ponto importante a se considerar é a responsabilidade que terá na nova função. Não se trata apenas de benefícios, com o crescimento na empresa você terá maiores obrigações e precisa estar ciente disso antes de tomar uma decisão.