Como ser promovido a cargos mais elevados na hierarquia? Parte 1/3

24. agosto 2018 Carreira, Emprego 0
Como ser promovido a cargos mais elevados na hierarquia? Parte 1/3

Para manter seus funcionários motivados dentro de uma organização, é preciso que garanta a eles a oportunidade de crescer profissionalmente, pois ficar estagnado no mesmo cargo por anos, as vezes décadas, é altamente desmotivador.

Isso pode afetar gravemente a produtividade da instituição. Se você trabalha em uma empresa há muito tempo ou acabou de ser contratado, confira as dicas de como ser promovido, para que consiga crescer e desenvolver a empresa mutualmente:

Não fique preso a sua função

Para que consiga se destacar diante dos seus colegas que ocupam a mesma posição, é preciso ir além do conhecimento dessa função. A primeira dica de como ser promovido é conseguir desenvolver a capacidade de executar os demais processos da empresa, principalmente aqueles do cargo a qual se interessa em ocupar.

Para isso, você poderia realizar algumas especializações em horários alternativos. A preparação é elemento básico para alcançar os objetivos traçados. E quanto maior for sua formação, maiores serão as chances de subir na carreira. O que não é aceitável é que fique estagnado ao que conhece, enquanto desejar uma promoção.

Reconheça sua produção no resultado final

Independentemente do ramo que você trabalhe, é certo que se ocupe de apenas um setor da produção daquilo que a empresa entrega aos clientes. Porém, o funcionário que sabe como ser promovido preocupa-se com o resultado final da produção.

Isso permite que ele entregue um material ainda melhor, que tenha uma preocupação com as necessidades daqueles que utilizarão o produto. Assim o gestor perceberá no funcionário um cuidado maior que o destacará diante dos demais.

Aceite e aprenda com as críticas

A medida que for desempenhando suas funções na empresa é normal que venham feedbacks referentes as suas realizações. O segredo de como ser promovido está em saber aproveitar essas críticas, sejam positivas ou negativas, da melhor forma possível.

É preciso considerar tudo que for dito por colegas e superiores, com ênfase nesses. Para que assim consiga manter o comportamento, caso seja positiva a crítica, ou mudar sua performance se adaptando a realidade daquilo que lhe é cobrado.

Aprenda com o seu superior

Principalmente se ele ocupa o cargo que você almeja ocupar um dia. Observe-o, conheça suas obrigações e a forma como as executa. Dessa forma estará capacitado para a função, caso seja promovido para o cargo.

Porém, é importante que não haja com má fé, buscando usurpar a vaga do seu superior. Deixe claro a ele seu desejo de subir na carreira, e que a posição que ele ocupa é de seu interesse. Peça a ele apoio caso ele desocupe o cargo e que lhe mostre o melhor caminho.

Informe seu desejo de crescer na empresa

Por fim, uma das dicas mais importantes de como ser promovido na empresa na qual trabalha é informando a todos que tem intenções de crescer. Assim como dito anteriormente, isso é importante para não transparecer que age de má fé, mas também é importante para que a empresa comece a te enxergar como um provável candidato a subir na hierarquia da empresa.